terça-feira, 10 de junho de 2008

A Direita Já Sabe…

O contexto português actual favorece a esquerda e assim será pelo menos até às eleições de 2009, a direita já percebeu isso e já está a fazer planos com isso em conta.
Em traços gerais em 2009 o PS ganha com maioria relativa, não aguenta a pressão social e não dá respostas, num pântano muito pior que o que levou em 2001 à demissão de Guterres, o governo PS quebra e há novas eleições…É aí que surge um PSD renovado, talvez com Pedro Passos Coelho, ou outro líder forte e apelativo, com um programa claro e determinado que dá saída ao impasse onde por agora estamos.





Claro que essa saída será tenebrosa, um liberalismo económico, necessariamente aliado a um reforço do autoritarismo e repressão social dos sectores contestatários. Fim do papel social do estado, fim do direito do trabalho e do conceito de trabalhador enquanto o conhecemos (é a célebre teoria do “compromisso Portugal”, deixa de haver trabalhadores e passamos todos a ser empresas em nome individual…), um regresso ao liberalismo mais selvagem à século XIX. Já há muita Direita a preparar-se, em grupos de reflexão, colóquios e afins. O programa de governo das direitas com a resposta à crise já está na forja… Quando o apresentarem virá bem estruturado e empacotado e de certeza que terá atrás de si a grande burguesia nacional, que às custas dos trabalhadores, dará umas migalhas aos Patrões de algumas pequenas e médias empresas. E refiro só um exemplo, no decorrer desta paralisação dos transportadores ouvi muita coisa, ataque às grandes empresas do sector dos transportes e aos lucros obscenos das petrolíferas (nomeadamente da Galp), defesa da nacionalização da Galp, mas também ouvi alguns patrões, por entre as críticas aos aumentos do combustível, falarem do peso excessivo da segurança social…


Pois bem, o que é facto é que a situação actual é insustentável… E se a saída não for progressista, com a renacionalização de sectores estratégicos, com um plano de reconversão energético, um plano de obras públicas decente, que responda à mudança do paradigma energético (fazer um mega-aeroporto, a contar com o aumento da circulação de aviões daqui a cinquenta anos, parece-me lunático tendo em conta que o aumento dos custos energéticos vai obrigar a uma enorme racionalização e redução das viagens e rotas). Dizia, se a saída não for progressista, será reaccionária e a resolução da crise será feita pondo o peso em cima do trabalho e estreitando a democracia.

Não podemos negar, o estado e a administração pública precisam de ser reformados e revitalizados, os serviços públicos da saúde à educação precisam de reformas, a próprias instituições da democracia precisam de levar uma volta (a parte boa é que em todas estas áreas já há bons exemplos o que é preciso é universalizá-los e sistematizá-los). Camaradas se não ocupamos agora o terreno, quando a situação nos favorece, eles o farão, e sem dó nem piedade… Por enquanto há uma brecha, mas eles estão à espreita, à espera da oportunidade… Camaradas é Agora e Aqui que temos de dar a resposta!




PS - Olhem bem para esta imagem... Como é possível? Isto é um autêntico sacrilégio!!! Peço Perdão para os mais puristas, mas a luta dos Jedis pela República, contra o Ímpério, é algo que me inspira e este cartaz... Pura e simplesmente repugnante! 25 de Novembro!!!! Que gente é esta????

Sem comentários: